terça-feira, junho 23, 2026
  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos
No Result
View All Result
PSA Noticias
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
No Result
View All Result
PSA Noticias
No Result
View All Result
Home Amazonas

Prefeitura entrega USF Santos Dumont revitalizada para 25 mil moradores

Redação por Redação
23 de junho de 2026
A A
Prefeitura entrega USF Santos Dumont revitalizada para 25 mil moradores

Unidade de saúde reformada atenderá cerca de 25 mil moradores com serviços ampliados de atenção primária na zona Centro-Oeste

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira (22) a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, localizada no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital. Após passar por uma ampla reforma realizada pela Prefeitura de Manaus, a unidade volta a funcionar com estrutura modernizada e capacidade ampliada para atender a população.

Administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a USF passa a ser referência para aproximadamente 25 mil moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont, fortalecendo a rede de Atenção Primária à Saúde na região.

Unidade terá capacidade para mais de 15 mil atendimentos por mês

Com a nova estrutura, a unidade poderá realizar até 15,7 mil procedimentos mensais. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, monitoramento de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a revitalização busca oferecer mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

Durante a inauguração, o prefeito Renato Junior destacou os investimentos realizados pela gestão municipal na modernização da rede de saúde.

“Estou muito feliz neste dia, com mais essa entrega. Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou.

Prefeitura anuncia reforço na rede municipal de saúde

Durante a cerimônia, Renato Junior também anunciou a convocação de profissionais aprovados no cadastro reserva para reforçar o atendimento nas unidades municipais.

Segundo o prefeito, a medida integra o planejamento da administração para ampliar a cobertura da rede e acompanhar a entrega de novas estruturas de saúde.

“Vou fazer um anúncio aqui, estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, completou Renato Junior.

Estrutura beneficiará cerca de 25 mil moradores

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, ressaltou que a revitalização da USF representa um avanço importante para o atendimento básico na zona Oeste da cidade.

Segundo ele, a nova estrutura amplia o acesso aos serviços e proporciona um atendimento mais eficiente à população.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo, garantindo que a população se sinta acolhida e bem atendida”, enfatizou Nagib.

Atendimento foi mantido durante a reforma

A gestora da unidade, a enfermeira Elenilda Maria, destacou a dedicação da equipe para garantir a continuidade dos serviços durante o período de obras.

Emocionada, ela afirmou que a entrega da nova estrutura representa a realização de um sonho para profissionais e usuários da unidade.

“Com essa nova casa, a gente vai renovar muitas coisas. É a realização de um sonho. Mesmo durante o período de reforma, não deixamos a comunidade desassistida, seguimos levando atendimento e cuidado às famílias”, disse Elenilda.

Equipes mantiveram assistência às famílias da região

Durante os dois anos de reforma, as equipes de saúde continuaram realizando visitas domiciliares e atendimentos comunitários. O trabalho contou com o apoio dos agentes comunitários de saúde e garantiu o acompanhamento contínuo das famílias da área de abrangência.

Além disso, a assistência alcançou moradores da comunidade indígena localizada próxima à unidade.

Moradora da comunidade indígena, Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, destacou a importância do acesso facilitado aos serviços de saúde.

“Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

Moradores comemoram entrega da nova unidade

O aposentado Jair Caleiro Santos, de 70 anos, elogiou a qualidade do atendimento prestado pela equipe da unidade.

“Eu costumo vir aqui para consultas e exames e sou sempre muito bem atendido, com sorrisos nos atendentes. Só tenho a agradecer”, comentou.

Já o morador Luiz Carlos de Magalhães ressaltou a importância da revitalização para o desenvolvimento do bairro.

“Quem viu essa unidade surgir sabe o quanto essa entrega é importante. O bairro hoje é valorizado com duas unidades de saúde para atender a população”, afirmou.

Estudante indígena homenageia prefeito durante inauguração

Representando a comunidade local, a estudante indígena Yara da Costa, de 11 anos, do povo Sateré-Mawé, falou sobre a importância da nova unidade para os moradores da região.

“É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, concluiu Yara.

Durante a cerimônia, a estudante entregou ao prefeito Renato Junior uma peça de artesanato indígena tradicional. O objeto, carregado de simbolismo cultural, representa força, proteção, gratidão e prosperidade.

Rede municipal alcança 115 unidades revitalizadas

Com a entrega da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus chega à marca de 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos.

Dessa forma, a gestão municipal amplia o acesso da população aos serviços de saúde e fortalece a assistência básica em todas as zonas da capital amazonense.

Leia mais:

Leia Também

Ambev lança Guia de Brindes da Torcida com harmonização para a Copa
Amazonas

Ambev lança Guia de Brindes da Torcida com harmonização para a Copa

Neymar treina, mas não deve ser titular contra a Escócia; veja quem Ancelotti escala
Amazonas

Neymar treina, mas não deve ser titular contra a Escócia; veja quem Ancelotti escala

Mulheres são presas por abandono de incapaz e desacato na zona oeste de Manaus
Amazonas

Mulheres são presas por abandono de incapaz e desacato na zona oeste de Manaus

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas