terça-feira, junho 9, 2026
  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos
No Result
View All Result
PSA Noticias
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
No Result
View All Result
PSA Noticias
No Result
View All Result
Home Amazonas

Nova Olinda sanciona lei que beneficia ex-prefeitos

Redação por Redação
29 de outubro de 2025
A A
Nova Olinda sanciona lei que beneficia ex-prefeitos

A Prefeitura de Nova Olinda do Norte sancionou a Lei nº 105/2025, que garante aos ex-prefeitos do município o direito de indicar até seis servidores, sendo quatro assessores e dois agentes de segurança, pagos com recursos públicos, para atuarem após o término dos mandatos.

O decreto foi publicado no último dia 6, no Diário Oficial dos Municípios. Segundo o texto, os ex-prefeitos escolhem os nomes dos servidores, que são oficialmente nomeados pela atual prefeita, Araci Rodrigues da Cunha (MDB).

A medida, conhecida como “lei da mordomia”, tem sido criticada por opositores e por parte da população. O benefício é considerado um privilégio indevido.

Uso de verbas públicas

A lei também prevê que o serviço poderá ser encerrado antes do prazo em situações específicas, como condenação judicial definitiva por crimes contra a administração pública, ato de improbidade administrativa, posse em novo cargo eletivo ou renúncia expressa do interessado.

A norma determina, ainda, que o benefício se estende a ex-prefeitos anteriores à publicação da lei, desde que o tempo decorrido desde o fim do mandato não seja igual ou superior ao período exercido no cargo.

O texto legal menciona que o objetivo é garantir “suporte institucional temporário” após o término do mandato. Na prática, a medida beneficia diretamente Adenilson Reis, antecessor de Araci, que terá seis servidores à disposição em um momento considerado estratégico em período eleitoral.

A concessão de assessores e seguranças a ex-gestores não é prática comum em outros municípios e levanta dúvidas sobre transparência, responsabilidade na gestão e eficiência no uso das verbas públicas.

O ex-prefeito anunciou que deseja concorrer a uma cadeira na Aleam. Entretanto, sua base eleitoral não é sólida e há expectativa de que dispute votos com outro parlamentar que destina verbas ao município.

Veja:

 

Leia Também

Amazonas suspende vacina da dengue do Butantan
Amazonas

Amazonas suspende vacina da dengue do Butantan

Ipaam inicia programação do Junho Ambiental no Alto Solimões
Amazonas

Ipaam inicia programação do Junho Ambiental no Alto Solimões

Autazes lidera ranking de melhor desempenho da Atenção Primária à Saúde no Amazonas
Amazonas

Autazes lidera ranking de melhor desempenho da Atenção Primária à Saúde no Amazonas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • Amazonas
  • Acontecimentos
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • Poderes
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas