A Prefeitura de Manaus está orientando a população que participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), a manter os esquemas vacinais atualizados. O evento, que acontece em novembro, deve reunir milhares de pessoas de diferentes países, aumentando o risco de transmissão de doenças.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 170 salas de imunização estão disponíveis na rede municipal para garantir que todos os viajantes coloquem as vacinas em dia.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a circulação intensa de visitantes pode elevar os riscos de Covid-19, sarampo e outras doenças infecciosas.
“Atualizar as cadernetas de vacina é essencial para proteger tanto quem vai à conferência quanto a população em geral, considerando também o trânsito frequente de pessoas entre Amazonas e Pará”, destacou.
Trabalhadores do transporte também devem se vacinar
Isabel reforçou a importância da vacinação dos trabalhadores que atuam em embarcações de turismo e transporte de passageiros entre os dois estados.
“Esses profissionais terão papel importante durante o evento e precisam manter os esquemas de vacinas recomendadas em dia para proteger a si mesmos e os passageiros”, afirmou.
A orientação é que as doses sejam aplicadas pelo menos 14 dias antes da viagem, para que o sistema imunológico tenha tempo de resposta.
Vacinas recomendadas para adultos
Entre as vacinas indicadas para pessoas de 25 a 59 anos, estão:
- Hepatite B
- Febre amarela
- Difteria e tétano
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Além disso, a dose contra a Covid-19 é fortemente recomendada, especialmente para quem nunca se vacinou ou pertence a grupos prioritários, como idosos, gestantes, pessoas imunocomprometidas, profissionais da saúde e trabalhadores de setores estratégicos.
Onde se vacinar em Manaus
As vacinas do calendário nacional são ofertadas gratuitamente pelo SUS em mais de 170 salas de imunização da Semsa, distribuídas em todas as zonas da capital. Para a Covid-19, a oferta está concentrada em 62 unidades de saúde.
A lista de locais, endereços e horários está disponível no site oficial da Semsa:
👉 www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao
Para se vacinar, basta apresentar documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.