A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) promove, no dia 30 de setembro, uma atividade de equoterapia para dez crianças com deficiência. A ação ocorre no Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em Manaus, e encerra o calendário da campanha Setembro Verde.
Inscrições abertas
As inscrições iniciam na segunda-feira (15/09) e seguem até sexta-feira (19/09). O cadastro pode ser feito pelo formulário online disponível também no Instagram da secretaria: @sepcdam. O resultado será divulgado no dia 22 de setembro.
No formulário, o responsável deve informar:
- nome completo da criança e do acompanhante;
- documento oficial de identificação;
- idade e telefone;
- tipo de deficiência (auditiva, física, múltipla, visual ou intelectual);
- identificação PcD (Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência – CIPcD ou CIPTEA) ou laudo médico.
Benefícios da equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo de forma interdisciplinar para estimular melhorias psicomotoras e sociais em pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.
“É uma parceria gratuita que atende desde crianças a adultos PcDs, com foco em estimular o convívio social. Muitos não gostam do toque físico, mas com a atividade eles saem de lá mais dispostos ao contato”, destacou Selma Banes, secretária da SEPcD.
Outras ações do Setembro Verde
Coordenada pela SEPcD, em parceria com a PMAM, a campanha também incluiu terapia assistida com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
Durante todo o mês, o Setembro Verde promoveu atividades educativas, lúdicas e de conscientização, além da fiscalização de direitos de gratuidade e acesso prioritário às PcDs. As ações foram realizadas em conjunto com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Amazonas (Arsepam), o Procon-AM e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O objetivo foi ampliar a inclusão, combater a discriminação e enfrentar o capacitismo contra pessoas com deficiência no Amazonas.
**Com informações da assessoria.