Vaticano (VAT)- O velório aberto do papa Francisco se aproxima do seu encerramento. Às 20h (horário local, 15h em Brasília) desta sexta-feira, dia 25, terá início o rito de fechamento do caixão, marcando o fim das homenagens na Basílica de São Pedro.
A cerimônia litúrgica será conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. De acordo com informações divulgadas pelo Vaticano, a cerimônia contará com a presença de diversos cardinais e oficiais da Santa Sé, que se reúnem para prestar suas últimas homenagens ao pontífice.
Durante os três dias de velório aberto, mais de 128 mil pessoas passaram pela Basílica para se despedir de Francisco. O local permaneceu acessível aos fiéis até as 5h30 (0h30 em Brasília) de hoje, quando foi fechado por apenas uma hora e meia, reabrindo às 7h (2h em Brasília) para o último dia de velório.
O funeral e a missa de corpo presente estão agendados para começar às 10h (5h em Brasília) deste sábado, dia 26, na Praça São Pedro. Este evento marcará o início do Novemdiales, uma antiga tradição que consiste em nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
A despedida de Francisco, que será lembrado por sua liderança e legado, promete ser um momento de grande comoção e reflexão para os fiéis e admiradores em todo o mundo.