Manaus (AM)- Na manhã desta segunda-feira (19), uma mulher foi presa em uma academia de musculação na capital amazonense, acusada de exercer ilegalmente a medicina e colocar em risco a vida de pacientes vulneráveis. A suspeita, identificada como Sophia Livas de Morais, é estudante de educação física e se apresentava nas redes sociais como médica pediatra especializada em cardiopatias.
A prisão foi realizada por policiais civis do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) durante a Operação Azoth, que visava cumprir um mandado de prisão preventiva contra a investigada. Segundo a polícia, Sophia atuava clandestinamente, oferecendo atendimentos clínicos a crianças com problemas cardíacos graves e gestantes com fetos cardiopatas, apesar de não ter qualquer formação ou registro profissional na área da saúde.
Durante a operação, foram apreendidos na residência da jovem documentos que comprovam seu envolvimento na farsa, como receituários médicos e crachás. A polícia ainda investiga a quantidade de atendimentos realizados e se houve agravamento de quadros clínicos ou vítimas fatais em decorrência da atuação da falsa profissional.
Sophia responderá pelos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e possível lesão corporal, caso se prove que algum paciente tenha sido prejudicado por seus atendimentos irregulares. As investigações continuam, e a Polícia Civil solicita que outras possíveis vítimas da falsa médica procurem o 1º DIP para prestar depoimentos e colaborar com o inquérito.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que o prefeito de Manaus não possui qualquer parentesco com a suposta falsa médica, alvo da operação “Azoth”.
A nota informa também que uma foto publicada pela investigada, onde ela aparece sendo carregada pelo prefeito, na verdade é uma imagem de David Almeida com sua filha, Fernanda Aryel.
Além disso, outra foto em que a investigada aparece ao lado do prefeito foi tirada por ela mesma (selfie) em um local público, prática comum quando o prefeito é abordado por cidadãos que pedem fotos. A prefeitura reafirma seu compromisso em combater a desinformação e as fake news, promovendo a verdade e o bom jornalismo.