Eirunepé (AM)- A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, na última quinta-feira (03), um homem de 40 anos acusado de estupro de vulnerável contra suas filhas. O crime ocorreu na comunidade Coelho, zona rural de Eirunepé, município distante 1.160 quilômetros de Manaus. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Polícia (DEP) local.
Segundo o delegado Antônio Lino, o caso veio à tona em 2021, quando uma das vítimas, então com 16 anos, denunciou os abusos ao Conselho Tutelar. Ela fugiu de casa após sofrer violência sexual desde os 13 anos e temia que suas irmãs mais novas também fossem vítimas do pai.
Em 2022, uma equipe da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, junto com profissionais de saúde e do Creas, localizou as outras filhas do acusado. Quatro meninas, com idades entre 6 e 11 anos, além de uma sem documentação, confirmaram ter sofrido abusos repetidos. Algumas apresentavam inflamações nas partes íntimas.
“O pai, ao ser questionado, negou conhecimento dos crimes e mostrou indiferença pela saúde das filhas”, relatou o delegado. A filha mais velha ainda revelou que o homem as ameaçava de morte caso denunciassem os abusos.
O mandado de prisão preventiva foi emitido em outubro de 2022, mas o acusado estava foragido até ser capturado na quinta-feira (03/07). Ele responderá por estupro de vulnerável e, após audiência de custódia, permanecerá à disposição da Justiça.