Manaus (AM)- Confirmando a ampla vantagem já apontada nas pesquisas eleitorais, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), obteve 354.596 dos votos válidos (32,16%) em Manaus vencendo o primeiro turno da disputa.
“É uma honra, um privilégio disputar uma eleição e chegar a esse número no primeiro turno. Principalmente numa disputa contra adversários qualificados, máquinas, patrícios políticos, tudo isso. Eu tenho Deus e o povo como padrinhos. Agora, a eleição muda, ela vira um plebiscito, né? Zera! É uma ótima eleição. Vamos trabalhar no campo das ideias, das propostas e das opiniões para a cidade de Manaus”, declarou David Almeida durante coletiva de imprensa.
Inclusive na manhã segunda-feira (07), o atual prefeito relatou que Capitão Alberto Neto, neste segundo turno das eleições em Manaus, não será o candidato do ex-presidente Bolsonaro, mas do governador Wilson Lima.
A disputa inesperada
Diversas pesquisam já apontavam a reeleição do prefeito David Almeida (AVANTE), porém, a capital amazonense encontra-se surpresa ao se deparar com Capitão Alberto Neto (PL) no segundo turno das eleições. Diversas pesquisas apontavam Roberto Cidade (União Brasil) como um forte oponente a enfrentar David nos dois turnos, no entanto, o candidato ainda perdeu para o concorrente Amon Mandel (CIDADANIA) e acabou ocupando o quarto lugar na corrida eleitoral.

Com 100% das urnas apuradas, David Almeida chegou a quase 33% dos votos válidos, enquanto Capitão Alberto Neto chegou a 24,94%.
O número de votos nulos e brancos, somados, chegaram a 5,43%.
David Almeida
Como prefeito, David foi responsável pela vacinação e recuperação da cidade durante a crise de Covid-19, elevando Manaus da pior saúde básica do país para a nº 1, conforme diz o Previne Brasil. Manaus tinha 40% de cobertura na atenção básica e, hoje, tem 89%.

O prefeito reformou e construiu diversas UBSs, além de implantar as primeiras unidades porte 4 da cidade. David também elevou o patamar da cidade na área da Educação, a tirando do 13º lugar para a 5ª posição, reformando mais de 300 escolas e investindo na qualificação e valorização do professor.
Transformou o Passo a Paço no maior evento de artes integradas do Norte do Brasil, valorizando artistas locais, além de regulamentar a Lei de Incentivo à Cultura de Manaus. Implantou o Prato do Povo com várias unidades em Manaus, combatendo a fome com refeições gratuitas.
Alberto Neto
O deputado federal Alberto Neto, detém o título de um o dos candidatos mais bem votados do Amazonas, é o favorito da direita manauara e além disso é o parlamentar apoiado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

No dia 11 de Setembro foi sancionada em Brasília a lei federal nº 14.968/2024, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aperfeiçoa a política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação e para o setor de semicondutores, adequa o prazo de concessão de incentivos e de estímulo à tecnologia nacional e cria o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon).
Outro projeto do capitão recebeu autorização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), onde é dada estrutura e apoio financeiro a empreendimentos novos ou já existentes que serão ampliados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).