Brasil (BR)- O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta última segunda-feira (1°). A visita deverá ocorrer até as 18h na residência de Bolsonaro, localizada no Condomínio Solar de Brasília, no Lago Sul.
Como condição para a autorização, Moraes determinou que o veículo de Arthur Lira seja revistado pela Polícia Penal ao deixar o local. A medida é parte de um novo protocolo de segurança estabelecido no último fim de semana, com o objetivo expresso de evitar qualquer tentativa de fuga do ex-presidente.
A decisão ocorre no âmbito das restrições impostas pelo ministro em 4 de agosto, quando decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro e restringiu visitas à sua residência.
Contexto das restrições
O entendimento do magistrado foi de que o ex-presidente descumpriu a proibição de usar redes sociais, inclusive por meio de intermediários.
As medidas são parte do inquérito que investiga Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por atuação junto ao governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, para promover barreiras tarifárias contra exportações brasileiras.