Brasil (BR)- Em uma entrevista ao jornal The Washington Post, o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre a tentativa golpista de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, declarou que não há “a menor possibilidade de recuar nem mesmo um milímetro” na tramitação do caso. A declaração foi dada aos correspondentes Marina Dias e Terrence McCoy para um perfil publicado nesta segunda-feira (18).
O ministro reforçou o compromisso com a legalidade do processo.
“Vamos fazer o que é certo: vamos receber a denúncia, analisar as evidências, e quem tiver de ser condenado vai ser condenado, e quem tiver de ser absolvido vai ser absolvido”, afirmou.
O perfil do Washington Post descreve Moraes como uma figura acostumada a grandes embates, que adota a postura de “nunca desista, sempre avance”. O jornal ouviu 12 pessoas próximas ao ministro para a reportagem. Enquanto a maioria avalia que suas decisões rígidas ajudaram a preservar a democracia, outros veem excessos que prejudicariam a legitimidade do Supremo.
A matéria aborda ainda as sanções impostas a Moraes pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que incluem o cancelamento de seu visto e a aplicação da Lei Magnitsky. O ministro atribuiu a ação de Trump a “fake news” disseminadas nas redes sociais e pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete aliados pela tentativa de golpe de Estado está marcado para começar no dia 2 de setembro, na Primeira Turma do STF.