Manaus (AM)- Na próxima sexta-feira, 19 de setembro, às 09h, no Auditório Senador João Bosco Lima, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), será realizada a solenidade de posse da União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB–AM), seguida do I Encontro Amazônico de Vereadores.
A UVB, fundada em 1964, é a entidade nacional mais antiga e representativa dedicada exclusivamente ao fortalecimento do Poder Legislativo Municipal. Presente em diversos estados, conecta mais de 57 mil vereadores e 5.568 Câmaras Municipais em todo o Brasil. Agora, o Amazonas passa a contar com sua própria seccional, destinada a integrar os 62 municípios e 751 vereadores do estado, garantindo maior articulação, visibilidade e apoio institucional.
A chegada da UVB-AM busca enfrentar os desafios logísticos e geográficos da região, oferecendo capacitação, defesa institucional, articulação política e uma rede de boas práticas para que os parlamentares exerçam seus mandatos de forma ainda mais qualificada. Segundo o presidente da nova seccional, vereador Diego Afonso (União Brasil), a UVB-AM nasce para ser uma ponte entre interior e capital, Amazonas e Brasília:
“O vereador é a autoridade mais próxima da população, mas muitas vezes é o elo esquecido nas grandes agendas nacionais. Nosso compromisso é dar voz e força a esse mandato, garantindo que o legislativo municipal seja valorizado e ouvido em todas as esferas”, disse
A programação contará com a posse da diretoria, palestras, painéis e diálogos voltados ao fortalecimento da atuação parlamentar, consolidando a criação da UVB-AM. Durante o evento, os 100 primeiros vereadores inscritos receberão a carteirinha de filiado da UVB-AM.
Sobre as ações a serem promovidas pela UVB-AM:
Capacitação contínua: trilhas de formação em produção legislativa, ética, inovação e comunicação pública; Rede de articulação: integração com consultores, cases e boas práticas nacionais; Defesa institucional: apoio jurídico e político em pautas que impactam as Câmaras; Visibilidade: vitrine de projetos relevantes e premiações; e, Frentes temáticas: Educação, Saúde, Desenvolvimento & Empreendedorismo, Habitação e Transparência;