Rio de Janeiro (RJ)- Nesta última quarta-feira (07), um grito desesperado de uma mãe ecoou na frente da 38ª DP (Brás de Pina), na Zona Norte do Rio de Janeiro. A mulher, em lágrimas, assistia à prisão de seu filho, Dilson Pimenta Ramos da Silva Costa, de 18 anos, após ele participar de um assalto a um ônibus.
“Me perdoa, gente. Eu não criei meu filho para isso. Me desculpa, por favor”, implorou a mãe, emocionada.
Seu desabafo, feito na presença das vítimas do assalto e das equipes de reportagem, comoveu todos que acompanhavam a cena. Em meio ao choro, ela questionou:
“É esse o presente que tu me deu no Dia das Mães?”. O desespero a levou a desmaiar, sendo amparada por familiares.
Dilson foi preso em flagrante ao lado de Marcelo Barbosa de Oliveira, de 19 anos, após o assalto a um ônibus da linha Cabuçu x Castelo, na altura de Irajá, sentido Centro, na Avenida Brasil. O crime ocorreu no início da manhã e foi registrado em vídeos feitos por passageiros dentro do coletivo.
Nas imagens, o motorista do ônibus aparece pulando do veículo, enquanto os ocupantes, em pânico, tentam acalmar os assaltantes. Uma das vítimas chegou a gritar:
“Se entrega, se entrega. Eles não vão matar vocês. Daqui a pouco vocês estão soltos”, disse
Pouco tempo depois, equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) chegaram ao local e prenderam os dois suspeitos. Com eles, foram apreendidos nove celulares roubados e um revólver utilizado para ameaçar os passageiros. A ocorrência foi registrada na 38ª DP (Brás de Pina).
Em nota, a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) lamentou o ocorrido, destacando que, mais uma vez, trabalhadores e usuários do transporte público foram submetidos à violência. A entidade reforçou a importância da colaboração da população com informações por meio do Disque Denúncia.