Texto: Giuliana Fletcher e Kaynã Nascimento
Manaus (AM)- O filho da terra, o artista e muralista Gnos AM, se voltou para as suas origens e idealizou um projeto que mexe direto com o coração. No Conjunto Habitacional Gilberto Mestrinho, na Zona Sul, ele esteve criando o mural “Acreditar”. Gnos é famoso por usar a arte de rua para mudar realidades e, agora, ele usa a comunidade onde tem raízes como inspiração. O objetivo é deixar um legado de esperança e sonhos para as criança que crescem e vivem no local.
O mural gigante de 60 metros quadrados, que enfeitou a lateral do Bloco 35, já está prontinho e foi oficialmente inaugurado neste último sábado (23). A obra, que foi pintada entre os dias 18 e 21 de agosto, é uma realização apoiada pelo Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pelo Governo Federal.
A inauguração foi um evento em família. Teve oficina de artes pra garotada da comunidade, lanchinho pra todo mundo e um som na discotecagem pra animar. Foi um momento puro de conexão e lazer através da arte.

“Quero que essas crianças que vêm da periferia, assim como foi para mim, se sintam representadas. Através desse mural e dos aprendizados na oficina, elas vão entender que a arte salva vidas assim como me salvou e me trouxe para o lugar de gerar inspiração para as próximas gerações”, afirma Gnos sobre o projeto.
Por meio do edital 12/2024, na modalidade HIP-HOP da lei de incentivo PNAB, que viabiliza a aquisição de materiais e a execução da pintura, a obra contempla cerca de 1.800 moradores, além de fortalecer o diálogo entre arte, território e coletividade.
O projeto Crianças do Guetto, que atua no conjunto e é parceiro de Gnos na execução do mural, reafirma o papel da arte como ponte de pertencimento e expressão para quem cresce na região.
“Essa é uma oportunidade de marcar nossos territórios e trazer arte em grande escala, já que geralmente esse tipo de projeto nunca chega nas periferias. Conseguimos descentralizar esse tipo de arte e beneficiar quem vive nesse lugar”, afirma Huilame Junior, idealizador do projeto Crianças do Guetto.

Com assistência artística de Huilame Junior e Beatriz Araújo, produção de Flavinha Alessandra, Salete Perroni e Ivna Rocha, além de apoio do JSK Burgers, Angatu Café e CUFA Amazônia – Central Única Das Favelas, o mural “Acreditar” nasce como um testemunho pessoal de superação. Para Gnos, é a oportunidade de devolver não apenas o sucesso de sua história, que iniciou na periferia, mas também a certeza de que a arte é capaz de transformar realidades. O projeto também é um convite para que cada criança do Conjunto reconheça seu potencial e encontre força na arte para sonhar.