Paris (FRA)- O governo francês anunciou um plano para proibir o fumo em praias, parques e nas proximidades de escolas a partir de 1º de julho. A iniciativa visa proteger as crianças e segue uma tendência crescente na Europa de restringir o consumo de tabaco em áreas públicas.
A ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, destacou a importância da medida em uma entrevista ao jornal Ouest France.
“Onde há crianças, o tabaco deve desaparecer, a proibição abrangerá praias, parques, jardins públicos, áreas escolares, pontos de ônibus e instalações esportivas, garantindo que esses locais sejam livres de fumo”, afirmou a ministra
Vale ressaltar que a nova regra isentará as varandas de bares e restaurantes ao ar livre e não se aplicará aos cigarros eletrônicos. Vautrin também enfatizou o impacto do tabagismo na saúde pública, mencionando que, em média, cerca de 200 pessoas morrem diariamente na França devido ao cigarro.
Segundo um relatório recente do Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias, o tabagismo na França está em níveis historicamente baixos. Atualmente, cerca de um quarto das pessoas entre 18 e 75 anos fuma diariamente, o que representa a porcentagem mais baixa desde o início dos registros na década de 1990.
A nova medida se alinha a iniciativas semelhantes em outros países europeus. O Reino Unido implementou uma proibição semelhante no ano passado, enquanto regiões da Espanha e a Suécia já estabeleceram restrições ao fumo em praias e áreas públicas.