Manaus (AM)- O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito de investigação buscando apurar o alto índice de mortes de pássaros na avenida Ephigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus. Uma das possíveis causas citadas pelo órgão de fiscalização seria a alta velocidade dos veículos que passam pela via.
A investigação foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público nesta terça-feira. O inquérito nº 06.2024.00000673-0 é assinado pelo promotor de justiça Carlos Sérgio Eewards de Freitas e busca dar continuidade a investigações já iniciadas.
O documento cita a necessidade de “prosseguimento na investigação ministerial no que tange ao relato do alto índice de morte de aves ocasionada veículos em alta velocidade na Avenida Ephigênio Salles”.
Em dezembro de 2014, o Ministério Público do Amazonas já havia iniciado apurações em torno da causa da morte de aproximadamente 200 periquitos de asa branca, que ocorreu no dia 27 de novembro. Em janeiro de 2017, outra grande quantidade de pássaros voltou a aparecer mortos na região.
As autoridades estão determinadas a investigar a fundo as causas desse problema e tomar as medidas necessárias para proteger a fauna local. A avenida Ephigênio Salles pode se tornar um ponto crítico para a conservação das aves na região, exigindo ações urgentes para reduzir os riscos.