Manaus (AM)- O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), representou a Casa nesta quarta-feira (30), no Bioeconomy Amazon Summit (BAS), evento que discute sustentabilidade, inovação e mudanças climáticas na região.
Realizado em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques, o encontro busca consolidar-se como o principal fórum de bioeconomia da Amazônia.
O parlamentar, conhecido por projetos em defesa da economia verde e do conhecimento tradicional, destacou a importância do evento para conectar ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.
“Precisamos garantir que o desenvolvimento da Amazônia aconteça com os amazônidas como protagonistas”, afirmou.
Autoridades reforçam potencial da bioeconomia
O governador Wilson Lima (União Brasil) apresentou dados sobre os avanços da bioeconomia no estado, afirmando que o setor já transforma vidas.
“A bioeconomia não pode mais ser abstrata para nós, ela é uma realidade que melhora a vida do nosso povo”, disse.
O evento também contou com a presença de outras lideranças, como o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, e o CEO da KPTL, Renato Marques, empresa responsável pela organização.
Evento consolida-se como referência
Lançado em 2023, o Bioeconomy Amazon Summit é uma iniciativa do Pacto Global- Rede Brasil e da KPTL, com curadoria colaborativa de 40 especialistas. A segunda edição reforça o papel da Amazônia como território estratégico na luta contra as mudanças climáticas, unindo inovação e economia de baixo carbono.
O encontro visa ampliar oportunidades para empreendedores locais e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, posicionando a região no cenário global de desenvolvimento verde.