O governo do Amazonas apresentou, na manhã dessa terça-feira (16), um balanço sobre a funcionalidade do Sistema Paredão, que inclui totens com câmeras de reconhecimento facial e equipamentos de leitura de placas veiculares instalados nas novas viaturas entregues recentemente no Amazonas. Desde a implantação, o sistema já identificou e prendeu 35 pessoas que tinham mandados de prisão em aberto, reforçando a segurança pública no estado.
O sistema, implantado em 2021, conta com mais de 650 câmeras instaladas em áreas estratégicas, aumentando a segurança pública do estado. Segundo o governador, a expectativa é ampliar o sistema de reconhecimento facial para o comércio, principalmente em áreas bem movimentadas.
“Onde tiver movimentação de gente, nossas câmeras estarão lá fazer esse reconhecimento. E tem uma ação importante que é a parceria com o comércio. Nós estamos disponibilizando para os empreendedores que puderem para colocar em sua farmácia, no shopping; então se entrou um veículo que acabou de ser roubado, o sistema vai pegar automaticamente”, explicou Lima.
De acordo com o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, a parceria entre o comércio e as forças de segurança será fundamental para o reforço da segurança na cidade de Manaus.
“Hoje ainda vamos disponibilizar no site da SSP-AM um documento onde vamos elencar as empresas de segurança eletrônicas homologadas a instalar câmera de reconhecimento facial, câmeras de leitura de placas em comércio, shopping, condomínios. É um preço muito baixo, acessível e isso vai ser fundamental porque vai ampliar a segurança”, enfatizou.
Números da segurança
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), em 14 anos, o número de roubo de veículos caiu 85%. Em 2011, por exemplo, foram notificados 5,9 mil casos. Já em 2024, apenas 846. A expectativa para 2025 é reduzir 23% em relação a 2024.
“Isso também tem um reflexo em outros crimes. Homicídios, o Amazonas, de janeiro a agosto, se compararmos, teve redução de 28%. Latrocínio, redução cerca de 42%. Roubo de veículos, menos 30%”, destacou Wilson Lima.
O secretário Vinícius Almeida, ressaltou que esses números são resultados de investimento em segurança pública.
“O investimento sustentável que vem sendo feito pelo governo do Estado, em tecnologia, em aposta de equipamentos, em materiais, mostrando que os investimentos do governo estão dando resultados, esses resultados começam a se consolidar”, afirmou o secretário.