Manaus (AM)– O prefeito David Almeida deu início, nesta segunda-feira (04), ao quinto “Mutirão no Bairro”, desta vez concentrado no centro histórico de Manaus. A ação, que reúne 16 secretarias municipais, tem como objetivo revitalizar a região com melhorias em infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade e segurança. A operação deve durar 90 dias e atenderá inicialmente 49 ruas.
Durante o lançamento, o prefeito destacou que um dos principais desafios do Centro é o tráfico de drogas.
“Desde as 3h30, nossa equipe de segurança já prendeu sete pessoas, sendo quatro com mandados em aberto e três por tráfico”, afirmou Almeida.
A ação inclui ainda a reabertura de vias como Marcílio Dias e Guilherme Moreira para veículos, instalação de banheiros públicos e recuperação de terminais de ônibus.
Pessoas em situação de rua serão encaminhadas para clínicas de reabilitação, abrigos ou programas de emprego.
“Temos 150 vagas em clínicas e vamos cadastrar interessados em trabalhar em serviços terceirizados da prefeitura”, explicou o prefeito.

Força-tarefa sem precedentes
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, coordena a operação, considerada a maior já realizada no Centro. Entre as intervenções estão recapeamento de vias, troca de bueiros, reforma de calçadas e praças, além da instalação de nova iluminação pública.
“Queremos devolver a vitalidade ao Centro, ouvindo feirantes, camelôs e lojistas”, afirmou Junior.

Destaques incluem a revitalização do entorno do Teatro Amazonas, porto de Manaus e parque Jefferson Péres, além da implantação da “Faixa Liberada” para pedestres e ciclistas.
Segurança e apoio ao comércio
O secretário de Segurança Pública, Alberto de Siqueira, reforçou que a atuação policial será contínua nos 90 dias de mutirão. Já o secretário da SEMACC, Wanderson Costa, destacou a humanização dos espaços para comerciantes e consumidores.
Representantes do comércio, como o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, elogiaram a iniciativa.
“Pela primeira vez em 20 anos, vejo todas as secretarias unidas para resolver os problemas do Centro”, disse. Camelôs e feirantes também celebraram a ação, esperando o retorno do público à região.
Ações sociais e de saúde
A Secretaria de Assistência Social (SEMASC) fará abordagens humanizadas, enquanto a Vigilância Sanitária fiscalizará estabelecimentos com risco de contaminação. O IMPLURB atuará contra poluição visual e ocupações irregulares.

O mutirão preparará o Centro para eventos como o Dia dos Pais e o festival “Sou Manaus Passo a Paço 2025”, promovendo uma ocupação segura e organizada do coração da cidade.