Brasil (BR)- A cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, será velada nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 9h às 13h, conforme desejo expresso pela artista em vida. A informação foi confirmada pela família em comunicado divulgado nas redes sociais.
“Celebraremos sua vida, arte e legado”, diz a nota oficial.
Preta Gil morreu nos Estados Unidos, onde estava internada para um tratamento experimental contra o câncer. Até o momento, não há previsão oficial para a repatriação de seu corpo ao Brasil.
Flora Gil, madrasta da cantora e esposa de Gilberto Gil, também se manifestou, agradecendo o carinho do público e confirmando que as cerimônias ocorrerão no Rio.

“Ela será velada na cidade, onde sua família, amigos e o público poderão prestar homenagens”, afirmou. Segundo assessoria, o corpo de Preta Gil deve ser cremado.
Em vida, a artista já havia brincado sobre como gostaria que seu funeral fosse: uma celebração alegre, como uma “micareta real”. Em entrevista ao canal Põe na Roda, ela chegou a mencionar a cantora Ivete Sangalo, dizendo:
“Se ela for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, afirmou
Luta contra o câncer e legado
Preta Gil faleceu em decorrência de um câncer colorretal diagnosticado em 2023. Após um período de remissão, a doença retornou de forma agressiva, com metástases.
Cantora, compositora e atriz, ela deixa o filho Francisco, 30, e a neta Sol de Maria, 9, além de um legado marcado pela defesa dos direitos das mulheres, da população negra e da comunidade LGBTQIA+.