Brasil (BR)- Durante a manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cumprindo mandados de busca e apreensão em sua residência, em Brasília, e na sede do partido. Durante a ação, os agentes encontraram e apreenderam cerca de US$ 14 mil em espécie.
Segundo fontes investigativas, a PF ainda vai apurar se o dinheiro poderia ser utilizado em uma eventual fuga de Bolsonaro do país. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e também incluiu a aplicação de medidas cautelares, cujos detalhes não foram divulgados.
A operação desta sexta reforça o cenário de tensão política em torno de Bolsonaro, que já responde a outros processos no STF. Vale ressaltar que ter dinheiro em casa não é ilegal, mas é preciso declarar à Receita Federal valores acima de US$ 10 mil se a pessoa entrar ou sair do país com essa quantia.
A investigação contra Bolsonaro não é recente. Há meses, o ex-presidente é alvo de apurações relacionadas a suspeitas de irregularidades durante seu governo e após o fim de seu mandato. Entre os motivos estão possíveis tentativas de obstrução da Justiça, desvios de recursos públicos e atos antidemocráticos, como o suposto incentivo a protestos que questionaram os resultados das eleições de 2022.
O ex-presidente nega qualquer irregularidade e afirma ser vítima de perseguição. A PF e o Ministério Público, no entanto, seguem reunindo provas para consolidar as acusações.