Brasil (BR)– O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) ao Papa Leão XIV uma carta assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando-o a visitar o Brasil, com destaque para a participação na COP30, que será realizada em novembro, na cidade de Belém, no Pará.
A entrega ocorreu após Alckmin assistir à missa que celebrou o início do pontificado do novo Papa, no Vaticano. Na correspondência, Lula também recordou que, em 2026, completam-se 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.
A COP30 é a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento reúne anualmente líderes globais, cientistas, representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais para discutir medidas de enfrentamento às mudanças climáticas. Em 2025, será sediado pela primeira vez na Amazônia brasileira, na capital paraense.
“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão XIV, trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do presidente Lula para o Papa Leão XIV visitar o Brasil, especialmente na COP30 em novembro, em Belém”, afirmou Alckmin durante o encontro.
Ainda em Roma, o vice-presidente se reuniu com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, na embaixada do Brasil junto à Santa Sé.