Brasil (BR)- A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou por meio da central telefônica 135.
Com o lançamento do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo, é possível verificar o nome da entidade responsável pelos descontos. Essa medida permite que os segurados tenham mais clareza sobre eventuais cobranças não autorizadas.
Cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre esses descontos realizados por entidades e associações. Ao identificar cobranças indevidas, o segurado pode pedir o reembolso diretamente pelos canais digitais ou pelo telefone.
Segundo o INSS, o alto número de acessos pode causar instabilidade no aplicativo. A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da plataforma, está monitorando o sistema para garantir o funcionamento adequado.
Para atender aos segurados que não utilizam meios digitais, o governo está negociando com os Correios o uso das mais de 8,5 mil agências em todo o país como pontos de atendimento presencial.
Para receber as notificações, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após o download, o usuário deve criar uma conta informando o CPF e uma senha, que também vale para outros serviços públicos integrados ao sistema Gov.br.
Também é possível criar a conta usando o internet banking de bancos credenciados. Nesse caso, basta selecionar a opção “Entrar com seu banco” na tela inicial do aplicativo.
Com a conta ativa, o usuário deve clicar no ícone do sino, no canto superior direito do aplicativo, acessar “Configurar Notificações” e permitir o recebimento de mensagens.
Duas mensagens estão sendo enviadas. Uma para os beneficiários que tiveram descontos não autorizados e outra, já enviada na semana passada, para quem não teve descontos: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, informou o INSS.
O instituto também alerta para golpes. O contato com os beneficiários será feito exclusivamente por notificações no aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações ou mensagens via SMS.
A central de atendimento 135 segue disponível para tirar dúvidas e prestar suporte, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento é mais rápido após as 16h e aos sábados.
O INSS orienta que os cidadãos acessem apenas os canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais da autarquia, para evitar fraudes e obter informações confiáveis.